quarta-feira, 4 de maio de 2011

Como se livrar da queda de cabelos.


            Sabemos que quando nossos cabelos começam a cair é que algo de errado está acontecendo. Produtos químicos, carência vitamínica, fatores hormonais,  dietas radicais e fungos são seus principais motivos.
            Antes de tomar qualquer atitude devemos primeiramente identificar a causa, e tentar resolve-la o quanto antes, pois, com o passar do tempo o couro cabeludo vai se tornando mais frágil e pode ocorrer a morte de alguns folículos o que torna a queda nesse folículo irreversível.
            Mas calma! Não quer dizer que se seu cabelo começou a cair hoje, amanhã o couro cabeludo já era. Esse processo leva tempo. Mas é agravado por alguns fatores:
   * Oleosidade excessiva do couro cabeludo;
   * Acumulo de produtos sem enxágüe na raiz do cabelo;
   * Ingestão excessiva de alimentos muito gordurosos;
   * Stress;
   * Excesso de química nos fios.
            Quando devemos achar que a queda está fora do nível normal, visto que 100 fios por dia está dentro da normalidade de perda capilar diária? Esses fios que perdemos durante o dia, normalmente caem durante a lavagem ou escovação dos fios. Caso os fios continuem caindo mesmo com o cabelo seco quando se passa a mão na cabeça, aí sim devemos pesquisar. É importante saber se o fio está caindo da raiz, ou está partindo no comprimento, isto irá ajudar no diagnóstico de seu problema.
            Procure um médico dermatologista no caso da queda ser da raiz, e um cabeleireiro se o problema for fios partindo. Estes profissionais são os mais capacitados a resolver seu problema. Nunca acredite em crendices, e use qualquer coisa que te indicarem,pois em muitos casos isso pode agravar a queda.
            Entre os produtos utilizados para a correção da queda estão o minoxidil (Aumenta a irrigação do couro cabeludo favorecendo o crescimento e fixação normal dos fios), Os antifúngicos (no caso de infestação por fungos que muitas vezes danificam a estrutura do bulbo e também do fio do cabelo), e em alguns casos mais avançados de queda (calvice) temos o fenasteride (inibe a enzima alfa redutaze, que em geral causa o enfraquecimento do bulbo), polivitamínicos (para o caso de problemas nutricionais).
            Mas não esqueça de que este diagnóstico deve ser feito por um profissional, para que você tenha sucesso no tratamento escolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário