segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cabelos, cabelos e cabelos


   Uma cabeleira bonita ajuda e muito a compor um belo visual. Diariamente surge algo novo sobre o tema e naturalmente, novas dúvidas. Por ser um assunto que interessa à maioria das pessoas, cada dia escutamos falar uma coisa diferente, ficando muito difícil saber o que é realidade e o que é boato no que diz respeito a ter cabelos bonitos e bem tratados. 

     Tem gente que diz que devemos cortar os cabelos de acordo com a lua, pois na crescente os cabelos irão desandar a crescer muito mais do que é normal, na minguante os cabelos que tem muito volume irão murchar, na cheia os fios finos irão encorpar e ganhar mais volume e na nova os cabelos mal tratados irão ganhar uma nova aparência. Pura balela! Nenhuma dessas hipóteses é comprovada científicamente e não passam de crendice popular.
    Também é comum a crença de que é preciso cortar os cabelos mensalmente para que cresçam fortes e sadios. Bobagem, os fios crescem em média um centímetro por mês e se este for cortado todos os meses nunca ganharão o tamanho que você deseja quando seu objetivo é ter longas madeixas. Mas a falta de corte favorece a degradação dos fios, possibilitando o aparecimento de pontas duplas, dando ao cabelo um aspecto de pouca saúde. O ideal para quem deseja ter longas e lindas madeixas é cortar (limpar as pontas) a cada dois meses.
   Escová-los garante um aspecto bonito, pois os fios ficam mais brilhantes devido à  escovação liberar a oleosiodade natural do couro cabeludo. Mas faça isso com cuidado, gestos bruscos podem provocar a quebra dos fios. Desembarece-os sempre de baixo para cima e depois use a escova por dezenas de vezes. Outra coisa, não se desespere ao encontrar fios de cabelo pela casa, é natural perder cerca de 100 fios por dia, mais do que isso pode ser problema dermatológico, carência nutricional ou ainda excesso de química. 
   Nunca devemos lavar os cabelos com água quente, pois a água quente prejudica os fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas, por isso geralmente quando lavamos com  água fria temos um cabelo com mais brilho devido ao completo fechamento das cutículas. Falando em água, a lavagem diária não prejudica, mas é preciso secar os fios para não danificar o couro cabelo (favorecer a infestação por fungos). Os cabelos oleosos devem ser lavados com xampu específico e sem massagens excessivas para não superestimular a produção de óleo. O excesso de oleosidade no couro cabeludo pode levar à queda.
   No quesito tintura, cuidado, as cores claras realmente deixam o fio mais fino e portanto, suscetível a quebras. Os cabelos perdem muita massa durante esse tipo de processo e precisam de tratamento diferenciado, rico em aminoácidos, proteínas do trigo e D-Pantenol.

Hidratação
   E para hidratar o que é melhor? Muita gente deixa os cremes hidratantes por várias horas, mas será que isso é bom? Na verdade, após o tempo de permeação dos ativos, o produto deixa de agir. O ideal é verificar o tempo de ação através do rótulo, obedecendo às indicações do fabricante. Os ingredientes ativos penetram até certo tempo. Certamente não levam horas e o tempo excessivo de contato pode provocar irritações no couro cabeludo. 

Pranchas e Secadores
Escovas e secadores
Mesmo sabendo que a tendência para o inverno não são os cabelos extremamente lisos, é quase impossível viver sem esses aparelhos, embora seja difícil usá-los sem prejudicar a estrutura capilar. Por isso é importante  o uso de protetores térmicos, que resguardam os fios.
Com relação aos cabelos lisos, a onda das escovas progressivas despertou os consumidores para os produtos sem sal. Na verdade o sal que é utilizados nos xampus serve como espessante, e o sal é agente naturalmente desidratante, por isso deve ser evitado se possível. Mas atenção, isso não quer dizer que algumas marcas que contém sal na sua composição  sejam de todo ruins, pois em muitas os agentes nutrientes suprem a presença deste componente. 

Alimentação

   A alimentação realmente tem influência na qualidade dos cabelos. Quem passa por dietas rigorosas percebe uma maior fragilidade das madeixas. Isso ocorre porque regimes extremos, sem balanceamento dos alimentos, geram menor quantidade de aminoácidos, sais minerais e outros elementos importantes para o corpo, fragilizando o cabelo.
   Cuidado também com acessórios que abafem demais o couro cabeludo, pois seu uso excessivo pode tornar o couro excessivamente oleoso, este excesso prejudica a ‘respiração’ e deixa os fios opacos e com aspecto ruim.
   Por esses e outros motivos, sempre procure um especialista na hora de tomar alguma decisão no que diz respeito a seus cabelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário