quinta-feira, 14 de abril de 2011

Chapinha pouca é bobagem!

           Mesmo com uma infinidade de opções existentes no mercado para alisar os cabelos, a chapinha está entre as preferidas das mulheres quando o assunto é deixar os cachinhos de lado. Conhecida no meio acadêmico pelo nome de prancha alisadora, a chapinha consegue  deixar os cabelos lisos em um curto espaço de tempo.
            Antes de mais nada é preciso conhecer o efeito biológico que a chapinha exerce em nossos cabelos: com o aquecimento dos fios, as pontes de enxofre (responsáveis pelas ondulações dos cabelos) sofrem uma quebra temporária, permitindo que os cabelos fiquem alinhados, e essa quebra é posteriormente revertida quando os fios entram em contato com a água.
            Cuidado! Existe um intervalo de temperatura no qual os cabelos passam de ‘domados’ para ‘queimados’, favorecendo o surgimento de pontas duplas e danificando as escamas de queratina, por isso sempre prefira chapinhas de cerâmica ou de porcelana, pois as de ferro esquentam sem limite. Evite usar a chapinha no fios todos os dias, pois seu uso contínuo pode ressecar  em excesso os fios, tornando-os porosos, além de que, seu uso em demasia pode queimar e/ou eliminar a camada de cutículas, fazendo com que o córtex do fio (parte central e vital) fique exposto e muito frágil podendo até partir.
            Facilite a chapinha com produtos de marcas que você confia. Utilize os termolábeis, que são produtos que possuem propriedades terapêuticas ativadas pelo calor da chapinha, pois estes auxiliam no processo de alisamento e protegem os fios contra os efeitos maléficos do aquecimento. Opte pelos ‘leave-in’ para finalizar.
            Outra dica muito importante é a hidratação contínua dos cabelos, com tratamentos à base de queratina, que em casos mais sérios podem ser utilizados semanalmente. Para os cabelos que já estão danificados, recomenda-se um tratamento intensivo para a hidratação das hastes dos fios e para a restauração das escamas de queratina. O sucesso do tratamento esta condicionado ao uso correto da chapinha.
            Agora se você pretende que seus cabelos fiquem lisos por um bom tempo, opte por outros tratamentos que não agridem tanto o cabelo, como por exemplo: a escova progressiva (que dura aproximadamente 8 semanas) ou mesmo a definitiva (que alisa permanentemente os fios).
            E lembre-se: não abuse. Seus cabelos também precisam de um descanso, por isso fique sem chapinha por algum tempo, isso pode reanimá-los naturalmente. Se precisar modelar os cabelos de qualquer maneira, tente intercalar o uso da chapinha com o da escova modeladora que utiliza apenas escova e secador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário