sexta-feira, 8 de abril de 2011

Os 10 mandamentos da coloração perfeita.

  


   Louro manchado, castanho alaranjado, nuance que desbota com facilidade... Sim, há mais pecados contra os fios das clientes do que se imagina nos salões afora... Para percorrer o caminho certo, conheça as regrinhas básicas rumo ao paraíso do bom atendimento. Heresia mesmo é deixar de segui-las.
   "Errar é humano, perdoar é divino". Porém existem erros graves no mundo da colorimetria. Que mulher nunca saiu do salão se sentindo divina depois de mudar o visual para uma cor perfeita? Produtos de má qualidade, desrespeito às instruções de fabricantes quanto ao uso, técnicas inadequadas, procedimentos impróprios de decapagem e descoloração, desconhecimento de fórmulas e mix de tinturas...São considerados pecados gravíssimos quando o assunto é colorir.Por isso antes de mudar o visual você deve levar em conta pequenas coisas que no resultado final farão grande diferença.


1 - Louros manchados nunca!
   Para que isso nunca aconteça, devemos prestar atenção em uma coisa chamada fundo de clareamento, pois, cada altura de tom tem seu fundo. Lembre-se de questionar o profissional sempre para saber se seu cabelo atingirá o clareamento necessário para aplicar a nuance escolhida por você. Todos os cabelos que são descoloridos, perdem de sua estrutura a melanina, e esta deve ser recolocada artificialmente, e para isso os fios descoloridos deverão ser tonalizados sempre após o processo. Isso evitará que os cabelos fiquem opacos devido as cutículas estarem abertas. Os produtos de manutenção para cabelos louros deverão ser específicos, e que de preferência tenham agentes de proteção UV, para evitar o desbotamento posterior.


2 - Cores esverdeadas e alaranjadas.


  Devemos evitar sempre nuances que saem lindas do salão, marrons lindos, e que depois de alguns dias voltam com cor de "água de salsicha".Isso pode ocorrer, devido ao sol em demasia, ou mesmo quando a tintura usada não conseguiu o clareamento ideal para fixação do tom. Por isso pessoas de cabelos muito escuros, que tem muito amarelo e laranja em seu fundo de clareamento, antes de colorir com essas nuances, devem optar por uma decapagem de fios, ou mesmo tentar obter a cor com mechas do tem escolhido. E as clientes com exesso de mechas muito claras, devem tomar cuidado com o excesso de cloro na água, e ainda de pigmentos azuis geralmente encontrados em shampoos matizantes para loiros, pois, este excesso pode levar os fios a ficarem esverdeados.


3 - Respeitar o tom da pele.


  Nem tudo o que desejamos pode se tornar viável ou bonito, por isso antes de escolher a nuance, converse com seu cabeleireiro para saber se esta lhe cairá bem. Lembre-se que aquela cor da atriz da novela pode ficar linda nela, e em você não.Cheguem juntos a um consenso do que ficará lindo em você e lhe fará sentir bem. No geral os tons frios ficam melhor em peles claras, e os quentes nas mais morenas, porém o casamento entre as cores geralmente proporciona resultados bastante satisfatórios, e harmônicos.


4 - Descoloração na medida certa.


  Tenha sempre em mente de que por trás de um bom profissional, tem sempre um ótimo produto, ou seja, produtos de boa qualidade associado a alguém que saiba de fato trabalhar com ele, respeitando tempos de pausa e técnicas de aplicação. Relate sempre a este profissional o uso de químicas anteriores, pois geralmente o casamento de diferentes químicas podem causar danos sérios aos fios.


5 - Hidratação e tratamento sempre.


  Todo cabelo precisa de nutrição e hidratação, sobretudo aqueles que foram submetidos a processos químicos de descoloração e coloração. Associado a isso tem o fato de vivermos em um país tropical, com sol demais, poluição demais, vento demais, onde precisamos lavar demais... Por isso indague a seu cabeleireiro sobre o melhor produto para nutrir seus fios e como deverá ser usado.


6 - Mudança de tom já colorido, só se for segura.


  Para usar uma nova nuance diferente da que já se usava, geralmente é utilizado um processo chamado decapagem, visto que uma coloração não clarea um cabelo já colorido. Mas isso só deve ser feito depois de uma analise minuciosa do cabelo, para saber se os fios resistirão e ficarão em boas condições após o processo. Mais uma vez o profissional é seu melhor amigo, e deve ser de altíssima confiança, caso contrário nem arrisque.


7 - Conservarás a tonalidade.


  Num país como o nosso é inevitável que ocorra o desbotamento de cor, para amenizar esta situação deve ser feita no período entre colorações, a aplicação de uma emulsão, feita com tonalizante, da nuance que se perdeu no desbotamento. E se você é adepta a escovas semanais, peça sempre que seja aplicado produtos de proteção contra o calor nos fios.


8 - Retocarás com freqüência.


  É terrível de se ver aquelas mulheres com os cabelos coloridos, e com a raiz crescida demais, pois, confere a esta um aspecto de deslexamento que não é legal. A não ser que a diferença de tom da raiz seja proposital o que na maioria das vezes não é o caso. Por isso faça o retoque de raiz pelo menos a cada trinta ou no máximo quarenta e cinco dias, isso vai variar de acordo com o crescimento dos fios.


9 - Manterás o brilho.


  O brilho é a luz refletida em uma superfície lisa. Portanto para que o cabelo apresente um aspecto iluminado o tempo todo, é necessário que suas cutículas estejam constantemente seladas. Por isso mais uma vez lançaremos mão dos produtos termoativos, e reparador de pontas. Estes criam uma película protetora nos fios que destaca a luminosidade.


10 - Acerte na hora de repigmentar.


    A repigmentação é um trabalho importante para reconstruir a cor. Principalmente em cabelos que foram clareados e pretendem voltar ao tom natural. E como fazer isso? Não é simplesmente pintar no tom original? De maneira nenhuma, se fizer dessa forma, em poucas semanas a cor desbota, e revela-se uma cor geralmente feia e opaca. Por isso se quiser voltar a seu tom original, converse com seu profissional sobre a técnica, e evite dor- de -cabeça no futuro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário