quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cabelos jovens sempre




   Ao longo dos anos, a produção de melanina, proteína que confere a cor ao cabelo, desacelera até ser interrompida, causando seu banqueamento. A estrutura do fio também sofre alterações,  a fibra se torna mais rebelde e as escamas mais abertas. Outro indício de que o cabelo está perdendo a juventude é a falta de maciez, a menor maleabilidade e perda da força e viço. Nem o couro cabeludo escapa desse fenômeno e se torna cada vez mais fino e menos vascularizado. Vamos entender um pouco deste processo:

  Aos 20 anos
   Nesse período pós adolescência é mais comum a oleosidade do couro cabeludo, o que deve ser controlado, pois sobrecarrega o couro cabeludo e favorece a queda, apaga o brilho deixando os fios pesados e com aspecto de sujo.

  Aos 30 anos
   A oleosidade excessiva já não é mais tão comum, melhorando o visual dos fios, porém nesta fase o stress pode ser  um grande inimigo. E lá está o cabelo para refletir essa situação com sintomas que vão de queda a perda de brilho.

  Aos 40 anos
   Época na qual os fios brancos resolvem dar as caras e há diminuição no volume e na espessura. E desta vez são as alterações hormonais desta fase responsáveis pelos sintomas.

   Os processos de envelhecimento do cabelo podem ser devido a fatores genéticos (30% dos casos), ou mesmo por influência externa. Dentre as causas mais comuns de envelhecimento de fios estão as alterações hormonais, a presença de doenças, o tabagismo, excesso de sol, dietas radicais e processos químicos. Todos esses processos fazem com que o organismo economize energia, o que reflete imediatamente na nutrição capilar, o cabelo fica fraco, sem brilho e pode até cair.

   Hoje em dia a indústria cosmética, visando reparar esses danos, lançou mão de substâncias de ponta que ajudam a atenuar e prevenir os sinais de envelhecimento. Entre esses ativos estão a Cisteína (principal aminoácido que forma a fibra capilar), e agentes antioxidantes(ômega 3 e ômega 6), a vitamina E e zinco. Com essa nova geração de cosméticos é possível tratar o fio envelhecido, mudando radicalmente seu comportamento.

  Em busca de soluções
   A cliente com o cabelo envelhecido busca nos salões soluções imediatas e até mesmo milagrosas. Mas calma! É preciso atender seu desejo de parecer mais jovem sem exagerar. Um bom atendimento deve antes de tudo esclarecer certas armadilhas que acrescentam ao nosso visual. Fios escuros chapados e compridos, por exemplo, envelhecem, Por isso é mito dizer que se o cabelo está com aspecto de mal tratado este deve ser escurecido. E cabelos muito radicais, podem não combinar com algumas faixas etárias, por isso é importante saber o que pedir nesses dois extremos. Pode-se criar cortes com movimento e leveza, além de colorações que adicionem brilho e contrastes suaves ao cabelo. Por isso lembre sempre de que sua vontade nem sempre é a melhor solução para seu problema. Escute o que o seu hair stylist tem a lhe dizer, conversem, cheguem a um denominador comum, e aí sim mude. Dê a seu cabelo um novo aspecto, completamente renovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário